sexta-feira, 16 de maio de 2008

Das estrelas pra onde eu regresso


«Astronáutica atrai muitos portugueses»
In Global, 16/05/08

Não me surpreende. Os portugueses são, no fundo, astronautas. De terra, como as hospedeiras pobrezinhas, mas astronautas. Por estarem habituados a ficar a ver estrelas cada vez que põem gasolina, os portugueses estão mais que habilitado a praticar a Astronáutica.
Mas depois há personalidades, que pelas suas características naturais ou actividades diárias, ganham vantagem na provas de selecção e garantem um melhor desempenho da função de navegadores dos astros. Eis alguns nomes com fortes possibilidades de integrarem o contingente português da Agência Espacial Europeia.
Por estar no mundo da lua quando previu que a economia portuguesa crescesse 2,2 % este ano (e ter sido agora obrigado a rever o número para 1,5%), o ministro das finanças Teixeira dos Santos afigura-se como sério candidato a dar pinotes e cambalhotas no ar, em câmara lenta como na tv.
Por estar com a cabeça (e o corpo) no ar ao fumar os seus cigarritos num voo onde o mesmo é proibido em virtude de uma lei criada pelo seu governo, Sócras está também bem lançado para fazer jogging extra-terrestre.
Por ser ele próprio verde e pequenino, e gerar empatia com o nativo de Marte, João Moutinho tem também fortes hipóteses de ser convocado.
E por fim, por realmente não parecer deste mundo, ter aplicado o rock sinfónico a uma viagem sideral, ter vestido o casaco mais espacial da história do festival RTP da canção e se afirmar como natural das estrelas, José Cid, está, com toda a justiça, na pole-position dos astronautas tugas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que alegria advém desta leitura! E mais, parece que o jovem fez uma "perninha" no episódio 18 do Espaço 1999. Pelo menos, lembro-me destes óculos. Estamos aqui.